sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mas, o que é o SAERJ?

A partir do dia 13 de abril, a Secretaria de Educação vai dar início ao Saerjinho, um sistema de avaliação bimestral que irá analisar como está o aprendizado na sua escola. Todos os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio vão fazer, no final de cada bimestre, as provas de Língua Portuguesa e Matemática para acompanhar o rendimento de perto e ainda aproveitar para se preparar para o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Veja abaixo uma lista de perguntas e respostas que pode ajudar a sua turma a saber mais sobre o Saerjinho:

Como surgiu o Saerjinho?
A partir deste ano, com a implantação do Programa de Educação do Estado, a meta é que a rede estadual atinja uma das cinco primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2014. Para isso, cada escola está trabalhando com metas específicas a serem alcançadas. Além de simulados bimestrais, a rede contará com uma avaliação própria, que dará origem ao Índice da Educação Básica do Rio de Janeiro (Iderj). O Saerjinho foi criado para que a Secretaria saiba como seus alunos estão indo na escola.

Para quê ele serve?
O Saerjinho serve para avaliar, bimestre a bimestre, como os alunos de cada escola estão assimilando o conteúdo ensinado em sala de aula. Assim, tanto a Seeduc quanto professores e alunos podem saber de maneira mais eficiente onde estão as maiores dúvidas e trabalhar em cima desse resultado. Para o aluno, o Saerjinho serve como um teste para que não haja surpresas no teste do final do ano, o Saerj. Mas fique de olho: os professores podem utilizar a nota do Saerjinho como uma das avaliações do bimestre, portanto faça a prova com atenção!

Como será usado o resultado da prova?
O resultado vai apontar a eficiência e a qualidade do aprendizado em cada unidade escolar e serão aproveitados em várias áreas do sistema de ensino. Com este retrato, será possível, por exemplo, ajustar o modo de ensino à realidade dos alunos e traçar políticas públicas para melhorar a qualidade da Educação Básica.

Quem deve participar?
Todos os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio devem fazer a prova.

Como e quando será aplicado o Saerjinho na minha escola?
Todas as escolas vão receber a avaliação no mesmo dia, nos três turnos, no horário das aulas, a partir do dia 13 de abril. O professor que estiver em classe será o responsável pela aplicação das provas, que devem começar uma hora depois do início das aulas. Fiscais vão acompanhar todo o processo e as provas ficarão nas escolas para correção. Os professores também podem usá-las como parte das avaliações em cada bimestre, atribuindo peso específico a elas.

O que eu devo estudar?
É importante estudar e se empenhar na avaliação, entretanto a matéria da prova é a mesma ensinada em sala de aula, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.


fonte: Conexão Aluno

Atenção Alun@s e Professores


No dia 12/04 serão aplicadas as provas de Português e Matemática para todas as turmas e no dia 13/04 o saerjinho para o 9° ano e para as turmas de Ensino Médio regular.